O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu, nesta sexta-feira (28), autorizar a saída de Daniel Vorcaro, proprietário do já liquidado Banco Master, da prisão.
Vorcaro deixará o CDP 2 de Guarulhos (Centro de Detenção Provisória) equipado com tornozeleira eletrônica. Além dele, outros quatro executivos ligados à instituição também receberão liberdade monitorada, todos sob as mesmas restrições:
Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e sócio do Master;
Luiz Antônio Bull, diretor responsável por Riscos, Compliance, RH, Operações e Tecnologia;
Alberto Felix de Oliveira Neto, superintendente executivo de Tesouraria;
Ângelo Antônio Ribeiro da Silva, sócio do Master.
Todos estão proibidos de atuar no mercado financeiro, manter contato com demais investigados e deixar o país.
Table of Contents
ToggleDecisão judicial e pedido da defesa
A medida foi autorizada pela desembargadora Solange Salgado da Silva, que acolheu um pedido da defesa apresentado na segunda-feira (24). Uma semana antes, a magistrada havia negado um habeas corpus solicitado pelos advogados.
Relembre como foi a prisão
Daniel Vorcaro foi detido em 17 de novembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), quando se preparava para embarcar em seu jato particular rumo a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Inicialmente, ele ficou custodiado na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Na segunda (24), foi transferido para o CDP 2 de Guarulhos, unidade prisional da rede estadual.
Operação Compliance Zero e suspeita de fraude bilionária
O banqueiro e outros executivos do Master são investigados no âmbito da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal para apurar a suposta concessão de créditos fraudulentos pela instituição.
Entre os pontos analisados está a tentativa de venda do Banco Master para o Banco de Brasília (BRB), estatal ligada ao governo do Distrito Federal.
Segundo a PF, as irregularidades podem atingir R$ 17 bilhões.
Após a prisão, a defesa de Vorcaro negou qualquer tentativa de fuga e afirmou que o empresário sempre esteve disponível para colaborar com as investigações.
BRB anuncia auditoria externa
O BRB comunicou que contratará uma empresa independente para avaliar os fatos relacionados ao caso. A instituição também vai verificar possíveis falhas de governança ou problemas nos controles internos.
Banco Master foi liquidado pelo Banco Central
O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master por “graves violações” às regras do Sistema Financeiro Nacional e por dificuldades de liquidez.
*Com informações da Agência Brasil e da Reuters.
Veja mais:
Boas Novas de Fim do Ano: Credores do Banco Master Devem Ser Ressarcidos pelo FGC Ainda em 2025
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Master e Polícia Federal prende dono
Titan de Daniel Vorcaro desaba: investimentos somem após queda do Banco Master

O Pra Quem Investe é um portal dedicado a transformar informação financeira em conhecimento acessível. Aqui, você encontra notícias, análises, insights e conteúdos educativos criados para ajudar investidores — iniciantes ou experientes — a entender o mercado, tomar decisões mais seguras e construir um futuro financeiro sólido. Nosso objetivo é simplificar o mundo dos investimentos e mostrar, na prática, como uma boa gestão financeira pode mudar vidas.
Related posts:
- Titan de Daniel Vorcaro desaba: investimentos somem após queda do Banco Master
- Mercado financeiro em alta: especialistas indicam as melhores ações para investir
- Melhores oportunidades de investimento para junho destacadas por especialistas do mercado financeiro
- Haddad anuncia alíquota de 17,5% para aplicações financeiras e aumento na tributação de JCP











