Voltar

Marina Silva abre o jogo sobre futuro: “Me vejo na construção para o Senado” em SP e avalia propostas de partidos

Marina Silva cogita retornar ao Senado por São Paulo e avalia alianças partidárias

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, surpreendeu ao afirmar que considera disputar uma vaga no Senado Federal pelo estado de São Paulo. Em entrevista recente, a ministra declarou estar aberta a construir essa possibilidade, destacando o papel de São Paulo em sua trajetória política.

Marina Silva também revelou estar em conversas com partidos aos quais já foi filiada, incluindo o PT, PSOL, PSB e PV. A decisão sobre seu futuro político e a permanência no ministério ainda está em análise, dependendo das propostas recebidas e dos desdobramentos políticos.

A ministra expressou seu desejo de contribuir para a construção de um projeto para o Senado, ressaltando sua gratidão a São Paulo por ter sido fundamental em seu retorno à cena política. A declaração foi feita em entrevista à RedeTV!, nesta quinta-feira (29).

Diálogos com partidos históricos e futuro no ministério em aberto

A possibilidade de Marina Silva deixar a Rede Sustentabilidade está sendo avaliada junto a aliados. A ministra confirmou estar em diálogo com legendas como o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Verde (PV). Ela ressaltou, no entanto, que ainda está analisando as propostas apresentadas por cada partido.

“Eu me vejo no desenho da construção para o Senado. São Paulo ajudou a salvar a minha vida biológica e me recolocou na cena política de uma forma incrível, quando eu nem queria mais ser candidata. E, agora, eu estou disposta a fazer essa construção”, afirmou Marina Silva à emissora.

Sobre sua permanência no Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva indicou que a decisão dependerá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O presidente vai ficar muito à vontade para poder fazer a sua escolha de quem será o ministro do Meio Ambiente”, declarou, demonstrando apoio à reeleição de Lula.

Reconhecimento na COP30 e desafios socioambientais globais

Marina Silva compartilhou sua emoção ao ser ovacionada durante um discurso na Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30). Segundo ela, a reação do público representou o reconhecimento de um trabalho construído ao longo de décadas, que remonta a figuras como Chico Mendes e ao movimento ambientalista.

“Isso, para mim, foi o reconhecimento de um trabalho, de um legado que vem do Chico Mendes ao movimento ambientalista”, disse a ministra. Ela também aproveitou para alertar sobre os impactos negativos dos conflitos internacionais na agenda socioambiental.

Como exemplo, Marina Silva citou a China, que tem investido massivamente em tecnologias para a transição energética, como baterias, carros elétricos, energia eólica e células fotovoltaicas, tornando-se uma das maiores supridoras globais nesse setor. A ministra enfatizou que guerras e instabilidades globais podem prejudicar os avanços ambientais.

Mudança de percepção sobre a política ambiental no governo

A ministra do Meio Ambiente avalia que tem percebido uma mudança significativa na abordagem das questões ambientais dentro do governo. Segundo ela, há agora uma política transversal voltada para essas pautas, algo que, por muito tempo, ela defendeu de forma mais isolada.

Essa percepção de avanço na transversalidade das políticas ambientais é um dos pontos que reforçam a motivação de Marina Silva em seguir atuando na área, seja no ministério ou em outra frente política, como a potencial candidatura ao Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

...

Pra Quem Investe: Descomplicamos o mundo dos investimentos para você sair da inércia e tomar decisões com confiança. Conheça nosso curso Dominando Investimentos e aprenda sobre CDB, LCI/LCA, CRI/CRA, fundos, ações e muito mais!

© 2025. Pra Quem Investe. Todos os direitos reservados.

Rolar para cima