Cade estende prazo para decisão sobre controle da Braskem pela IG4, considerando complexidade e impactos ambientais
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu prorrogar a análise da operação que transfere o controle da Braskem (BRKM5) para a gestora IG4 Capital. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, atende ao entendimento da Secretaria-Geral (SG) do órgão de que o acordo demanda um escrutínio mais aprofundado, postergando a decisão final para o tribunal do Cade.
A IG4 assumirá um passivo de R$ 20 bilhões em dívidas da Braskem e herdará 50,01% do capital votante atualmente detido pela Novonor. A Petrobras (PETR4), por sua vez, manterá sua participação de 47% das ações ordinárias (ON) e participará de um sistema de alternância de poder com a nova controladora, indicando uma nova dinâmica na gestão da petroquímica.
A operação foi originalmente notificada ao Cade em dezembro de 2025 e, segundo informações divulgadas, a análise pela SG segue um rito sumário, que é um trâmite simplificado e mais rápido para atos de concentração de baixo risco à concorrência. No entanto, a complexidade da operação e a intervenção de terceiros levaram à necessidade de uma investigação mais detalhada.
Análise aprofundada e manifestações de terceiros motivam prorrogação
O superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto, em despacho publicado, destacou a necessidade de uma análise mais aprofundada para

O Pra Quem Investe é um portal dedicado a transformar informação financeira em conhecimento acessível. Aqui, você encontra notícias, análises, insights e conteúdos educativos criados para ajudar investidores — iniciantes ou experientes — a entender o mercado, tomar decisões mais seguras e construir um futuro financeiro sólido. Nosso objetivo é simplificar o mundo dos investimentos e mostrar, na prática, como uma boa gestão financeira pode mudar vidas.












