Voltar

Embraer (EMBJ3) Acelera Produção: CEO Revela Plano Ousado para Superar Níveis Pré-Pandemia e Atender Demanda Explosiva por Jatos Regionais

Embraer (EMBJ3) mira alta na produção e entregas para 2025, impulsionada por forte demanda por jatos regionais.

A fabricante de aeronaves Embraer (EMBJ3) está traçando um plano ambicioso para **aumentar sua produção e o número de entregas** nos próximos dois anos. O objetivo é não apenas retornar aos patamares anteriores à pandemia, mas também superar essas marcas, impulsionada por um **salto expressivo nos pedidos** de suas aeronaves regionais.

Segundo Arjan Meijer, presidente-executivo da Embraer Aviação Comercial, a meta inicial é **restaurar as entregas anuais para cerca de 100 unidades**, um número que a empresa almeja atingir nos próximos 24 meses. No entanto, a demanda atual sugere que esse número pode ser ainda maior.

O plano prevê um **aumento de quase 30% nas entregas e na produção subjacente** em comparação com 2023, quando a Embraer entregou 78 jatos comerciais, ficando dentro da previsão de 77 a 85 unidades. Essas informações foram divulgadas por Arjan Meijer à Reuters.

Embraer Supera Concorrência e Vê Demanda Aquecida

Apesar de ter enfrentado a perda de uma importante competição na Polônia para a Airbus, a Embraer registrou um **crescimento notável nas vendas de sua série E2**. No último ano, a fabricante **quadruplicou as vendas** deste modelo, superando o concorrente A220 da Airbus em três vezes, com a aquisição de 131 pedidos líquidos, incluindo clientes como All Nippon Airways e Latam.

Meijer atribui essa forte demanda à necessidade das companhias aéreas em **renovar suas frotas**, um processo que foi adiado durante a pandemia de Covid-19. Ele ressalta que, mesmo diante de incertezas geopolíticas globais, a demanda por aeronaves não mostra sinais de queda.

“Se estou preocupado com certos acontecimentos globais? Sim, com certeza, estamos atentos a isso, mas não vemos a demanda caindo”, afirmou Meijer em entrevista por telefone, antes de participar da conferência Airline Economics em Dublin.

Cadeias de Suprimentos se Recuperam, Mas Exigem Estabilidade em 2026

As **cadeias de suprimentos** da Embraer têm mostrado melhorias, mas o executivo enfatiza a necessidade de que elas retornem à **estabilidade até 2026**. Componentes como motores e estruturas aeronáuticas ainda enfrentam variações e interrupções que afetam a produção.

Um ponto positivo destacado por Meijer é o desempenho da Pratt & Whitney, fabricante de motores dos EUA. Segundo ele, a empresa tem superado significativamente os problemas de escassez e gargalos de manutenção, ao contrário de outras disputas entre fabricantes de motores e aeronaves.

Ele explicou que as variantes dos motores utilizadas nos jatos E2 da Embraer são **menos propensas a problemas de durabilidade**, devido ao menor porte e peso da aeronave, além de terem entrado em serviço mais tarde, evitando falhas iniciais.

Redução Drástica de Aeronaves Imobilizadas e Futuro na Índia

O número de aeronaves que estavam imobilizadas devido a atrasos na manutenção caiu drasticamente. De um pico entre 25 e 40 unidades, o número agora está em **apenas um dígito**. Meijer projeta que esse número chegue a zero até o final deste ano.

Sobre possíveis novos acordos, Meijer se recusou a comentar notícias sobre um **acordo histórico para montagem de aviões na Índia**. Fontes indicam que o braço aeroespacial do grupo Adani estaria planejando uma parceria com a Embraer, em um momento em que o presidente brasileiro Lula se prepara para visitar o país.

Desenvolvimento de Novos Modelos: Paciência e Estratégia

Em relação ao desenvolvimento de novos modelos de aeronaves, Meijer indicou que a Embraer não tem pressa. A empresa está focando em **tecnologias associadas** e analisando todas as opções com calma e cuidado.

“Estamos analisando todas as opções”, disse ele. “Uma nova plataforma para um (fabricante) é uma decisão importante e teremos que agir com calma e cuidado.” Essa abordagem demonstra um planejamento estratégico a longo prazo para a evolução da frota da Embraer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

...

Pra Quem Investe: Descomplicamos o mundo dos investimentos para você sair da inércia e tomar decisões com confiança. Conheça nosso curso Dominando Investimentos e aprenda sobre CDB, LCI/LCA, CRI/CRA, fundos, ações e muito mais!

© 2025. Pra Quem Investe. Todos os direitos reservados.

Rolar para cima