O Itaú BBA, uma das principais instituições financeiras do Brasil, atualizou suas expectativas para o índice Ibovespa até o final de 2025. A previsão anterior de 145 mil pontos foi elevada para 155 mil pontos , representando um aumento de 11% em relação ao fechamento do dia 7 de segunda-feira. Essa revisão foi destacada pelo estrategista Daniel Gewehr, que menciona a dinâmica de custo de capital mais baixa e uma revisão de nível negativo nos lucros das empresas como fatores determinantes.
Na nova análise, o preço alvo previsto implica em uma razão preço/lucro justa de 8,7 vezes , comparado com a razão atual de 8,3 vezes e uma média histórica de 10,7 vezes . Essa abordagem sugere que o mercado está avaliando as ações de forma a refletir um cenário pessimista em torno de 60-70% .
A análise do Itaú BBA se baseia em quatro pilares fundamentais:
- Valuation (Positivo) : O Brasil está sendo negociado a 8,3 vezes o preço em relação ao lucro (P/L) e apresenta um Earnings Yield Gap de 5% , indicando uma precificação que reflete um cenário pessimista.
- Dinâmica de Resultados (Levemente Negativa) : Espera-se que o lucro líquido do Ibovespa cresça a partir de uma base baixa, impulsionado por fatores internos e commodities, embora haja risco de revisões para baixo nas expectativas de lucro.
- Macro (Neutro) : A expectativa é de que a flexibilização monetária comece nos próximos 12 meses, em meio às incertezas fiscais e um crescimento mais fraco do PIB global.
- Técnico/Posicionamento (Neutro) : O índice IBOV/EWZ está acima do território neutro, direcionando um posicionamento que não é nem otimista nem pessimista.
O Itaú BBA favorece investimentos que oferecem carrego (dividendos, TIRs), qualidade e alto ROE . A instituição inclui quatro temas principais para exposição cambial:
- Infraestrutura e Bond Proxies
- Cíclicos de Qualidade com Carrego
- Exportadores e Empresas de Commodities Selecionadas
- Líderes em Oportunidades de Reinvestimento
Mudanças na Lista de Compras do Brasil
Recentemente, o Itaú BBA fez alterações significativas em sua lista de ativos recomendados para compra no Brasil. Quatro novos ativos foram acrescentados à lista, enquanto outros quatro foram removidos. Os novos ativos incluem:
- Multiplan (MULT3)
- Bradesco (BBDC4)
- GPS (GGPS3)
- PRIO (PRIO3)
Os ativos que foram retirados da lista incluem:
- Santos Brasil (STBP3)
- Caixa Seguridade (CXSE3)
- Grupo Mateus (GMAT3)
- Petrobras (PETR4)
A carteira ainda inclui ações de outras empresas, como:
- Equatorial (EQTL3)
- Sabesp (SBSP3)
- Direcional (DIRR3)
- BTG Pactual (BPAC11)
- Suzano (SUZB3)
- Rede D’Or (RDOR3)
Para entender melhor as flutuações do mercado, é interessante observar como o Ibovespa tem se comportado historicamente.

O Pra Quem Investe é um portal dedicado a transformar informação financeira em conhecimento acessível. Aqui, você encontra notícias, análises, insights e conteúdos educativos criados para ajudar investidores — iniciantes ou experientes — a entender o mercado, tomar decisões mais seguras e construir um futuro financeiro sólido. Nosso objetivo é simplificar o mundo dos investimentos e mostrar, na prática, como uma boa gestão financeira pode mudar vidas.
Related posts:
- Tendências recentes de inflação e impacto em fundos de investimento
- Governo anuncia fim da isenção de Imposto de Renda para LCI, LCA e outros investimentos com nova Medida Provisória
- Impacto da nova Selic nas estratégias de investimento em FIIs
- Governo Lula atrasa pagamento de emendas de 347 parlamentares antes da votação do IOF













