Voltar

Mercado Livre (MELI34) e Assaí (ASAI3): Santander detalha ganhos estruturais e logísticos da nova parceria

Santander revela os benefícios estratégicos para o Mercado Livre com a entrada do Assaí em sua plataforma e operações logísticas.

O Mercado Livre (MELI34) acaba de ganhar um novo e significativo fator de crescimento estrutural. A parceria firmada com o Assaí (ASAI3), gigante do setor de varejo alimentar, promete impulsionar as operações de ambas as empresas, segundo análise do Santander.

A varejista de alimentos anunciou que iniciará a comercialização de uma seleção de itens não perecíveis diretamente na plataforma do Mercado Livre. Essa colaboração permitirá ao Assaí usufruir da robusta infraestrutura logística do Meli, otimizando suas entregas e alcance.

As operações terão início previsto para o segundo trimestre deste ano, focando inicialmente na região Sudeste. Posteriormente, está planejada uma expansão gradual por todo o território nacional ao longo de 2026. Além da venda de produtos, o Assaí também contratou o Mercado Livre para gerenciar a logística de suprimentos de suas lojas físicas, estreitando ainda mais os laços comerciais.

Fortalecimento do ecossistema e vantagem competitiva para o Mercado Livre

De acordo com os analistas do Santander, a parceria é vista como um “fator estrutural positivo para o Meli”. A expectativa é que a colaboração reforce a escala do ecossistema da empresa, amplifique os efeitos positivos de sua rede logística e consolide sua vantagem competitiva a longo prazo.

Essa estratégia visa, em última análise, sustentar o crescimento contínuo do volume bruto de mercadorias (GMV) e garantir a resiliência das margens de lucro do Mercado Livre. A integração com um player tradicional de grande porte como o Assaí também representa um avanço importante na estratégia plurianual do Mercado Livre de migrar negócios do ambiente offline para o online.

Preços competitivos do Assaí e o impulso no GMV

O Santander prevê que os preços competitivos do Assaí atuarão como um forte atrativo, impulsionando o tráfego de consumidores na plataforma do Mercado Livre. Essa dinâmica deve acelerar a entrada e consolidação do Meli no segmento de supermercados online.

A consequência direta será um aumento no volume bruto de mercadorias (GMV) e uma maior frequência de compras por parte dos usuários. Embora o banco reconheça que o acordo comercial possa envolver taxas de comissão mais competitivas, ele também aponta que o valor mínimo de R$ 199 para frete grátis deve ajudar a preservar a rentabilidade por unidade.

Escala, alavancagem operacional e barreiras de entrada

A parceria com o Assaí tem o potencial de gerar maior escala para as operações do Mercado Livre, o que, por sua vez, pode aumentar a alavancagem operacional. Essa sinergia tende a resultar em custos unitários mais baixos e uma melhoria nos níveis de serviço oferecidos.

Com isso, o Mercado Livre pode elevar ainda mais as barreiras de entrada para concorrentes que não possuem uma capacidade logística comparável. A visão do Santander é que essa colaboração estratégica fortalece a posição do Meli no mercado, abrindo novas avenidas de crescimento e otimização de suas operações logísticas e de comércio eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

...

Pra Quem Investe: Descomplicamos o mundo dos investimentos para você sair da inércia e tomar decisões com confiança. Conheça nosso curso Dominando Investimentos e aprenda sobre CDB, LCI/LCA, CRI/CRA, fundos, ações e muito mais!

© 2025. Pra Quem Investe. Todos os direitos reservados.

Rolar para cima