Totvs lança LYNN em resposta à ameaça da IA global no mercado corporativo
Após sentir o impacto no mercado com a queda de suas ações em cerca de 20% em dois dias, devido ao lançamento de uma nova ferramenta de inteligência artificial pela Anthropic, a Totvs (TOTS3) anunciou sua contraofensiva. A empresa brasileira de software corporativo apresentou o LYNN, que promete ser o primeiro “foundation de AI B2B” do mercado nacional.
O movimento da Totvs visa acalmar os receios do mercado em relação à capacidade de soluções globais de inteligência artificial generativa de automatizar funções dentro de sistemas corporativos tradicionais, como os ERPs. A entrada da Anthropic, dona do modelo Claude, levantou dúvidas sobre o futuro da Totvs e de outras empresas locais no que diz respeito ao poder de precificação e relevância.
O LYNN surge como uma resposta direta a essa preocupação, buscando reforçar a posição da Totvs no coração das operações de seus clientes. A estratégia detalhada pela companhia busca garantir a liderança da empresa também no campo da inteligência artificial, conforme divulgado em fato relevante. Conforme informação divulgada pela companhia,
O que é o LYNN, a aposta da Totvs em IA especializada
Diferente de chatbots abertos ao público, o LYNN é descrito pela Totvs como uma base tecnológica integrada aos sistemas de gestão empresarial. Ele opera com controle de dados, regras internas e segurança, sendo um “foundation de AI de propósito específico” voltado ao ambiente corporativo. O objetivo é usar a inteligência artificial para automatizar tarefas do dia a dia, como análises, validações e processos operacionais, diretamente dentro do ERP.
Aposta na Artificial Narrow Intelligence (ANI) para o mercado SMB
A Totvs destaca que sua aposta é na Artificial Narrow Intelligence (ANI), ou inteligência artificial especializada. Segundo a empresa, “a ANI é o caminho para a adoção de AI pelas empresas, em particular no SMB”. Ao contrário de modelos generalistas, a ANI é desenvolvida para executar tarefas específicas, o que, de acordo com a Totvs, resulta em “mais acuracidade, desempenho, governança e segurança de dados, aliados a um custo menor”.
A tese da Totvs é que as empresas buscam, no ambiente corporativo, ferramentas de IA capazes de operar dentro das regras fiscais, financeiras e operacionais de seus sistemas, e não necessariamente uma IA criativa. A empresa ressalta sua base de mais de 70 mil clientes e o controle do “System of Record”, os sistemas onde ficam armazenados os dados cruciais das empresas.
Investimentos e Monetização: O Futuro da IA na Totvs
Para impulsionar essa iniciativa, a Totvs estima intensificar os investimentos em cerca de R$ 75 milhões por ano nos próximos quatro anos, como parte de um investimento total aproximado de R$ 600 milhões em desenvolvimento de software no período. A monetização do LYNN deve ocorrer através do modelo TaaS (Task as a Service), onde a Totvs cobrará pela automação de tarefas específicas realizadas pela IA.
Ao ampliar o uso de sua infraestrutura em nuvem, a T-Cloud, e criar essa nova camada de serviços, a Totvs acredita que pode ampliar seu mercado potencial, vendendo mais para os mesmos clientes e reforçando seu papel como parceira tecnológica estratégica. A mensagem da Totvs para o mercado é clara: “Através do LYNN, a Totvs poderá fazer mais, com menos.”, buscando mitigar os efeitos da concorrência global com uma oferta especializada e integrada.

O Pra Quem Investe é um portal dedicado a transformar informação financeira em conhecimento acessível. Aqui, você encontra notícias, análises, insights e conteúdos educativos criados para ajudar investidores — iniciantes ou experientes — a entender o mercado, tomar decisões mais seguras e construir um futuro financeiro sólido. Nosso objetivo é simplificar o mundo dos investimentos e mostrar, na prática, como uma boa gestão financeira pode mudar vidas.













