Os principais índices de Wall Street atingiram máximas históricas na segunda sessão seguinte, impulsionados por sinais de avanço nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China e pela crescente probabilidade de um corte de juros pelo Federal Reserve. Esse movimento acompanha um rali que elevou ações e manteve o mercado atento ao Fed . O S&P 500 fechou acima de 6.800 pontos pela primeira vez.
Fechamento e fatores imediatos
- S&P 500: fechamento acima de 6.800 pontos pela primeira vez.
- Os índices subiram em fatos a notícias sobre as negociações comerciais e uma leitura de inflação que reforça expectativas de afrouxamento monetário, cenário que também ajudou a romper a cotação do dólar, conforme comentários sobre a queda do dólar com expectativa de cortes nos EUA .
Pontos do possível acordo comercial
Item proposto | Impacto potencial |
|---|---|
Atraso de controles sobre terras raras | Reduzir a pressão sobre as cadeias de exportação |
Retirada de tarifas de 100% previstas | Normaliza relações comerciais e tarifas |
Retomada das compras chinesas de soja | Benefício de produções agrícolas dos EUA |
Relatos indicam que essas medidas estão sendo discutidas como parte de um pacote de acordo entre os dois países, em um contexto marcado por anúncios e declarações tarifárias — inclusive repercutindo sobre o mercado após anúncios de tarifas adicionais e a ocorrência dos mercados .
Para contexto oficial sobre as prioridades bilaterais, veja Visão geral das relações EUA–China oficiais .
Declarações e movimentações diplomáticas
- Segundo relatos relatados pelo secretário do Tesouro, a China pode adiar por um ano a implementação do regime de licenciamento sobre minerais de terras raras, um tema detalhado em Contexto sobre terras raras e oferta .
- O presidente dos EUA deve se reunir com o presidente chinês no fim desta semana na Coreia do Sul; há otimismo sobre a conclusão de um acordo.
- Fontes mencionam também a possibilidade de avanço em um acordo sobre o TikTok ainda nesta semana.
Expectativas sobre política monetária
- A reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC) começa no dia seguinte e a decisão será divulgada na quarta-feira, com a equipe do presidente do Fed, Jerome Powell (veja Calendário e informações do FOMC ).
- A ferramenta FedWatch do CME Group aponta 97,8% de chance de um corte de 0,25 ponto percentual, levando uma taxa para a faixa de 3,75%–4,00% ao ano. O cenário de cortes tem mantido investidores cautelosos, uma dinâmica semelhante à observada em mercados locais que registraram alta, mas com atenção redobrada a riscos externos e à política monetária, como na cobertura sobre o Ibovespa em meio à cautela sobre cortes do Fed .
Desempenho corporativo
- A Qualcomm subiu mais de 15% após apresentar novos chips aceleradores para inteligência artificial, ampliando a competição no segmento dominado pela Nvidia. Movimentos fortes em tecnologia têm impacto amplo, semelhantes a episódios de reavaliação em empresas individuais e rebalanceamentos em bolsas, conforme análises sobre ajustes e rebalanceamentos no segmento de tecnologia .
Para documentos e divulgações oficiais da empresa, consulte Arquivos públicos da Qualcomm na SEC .
Risco fiscal e divulgação de dados
- A paralisação do governo dos EUA já é a segunda mais longa da história, com 27 dias, sem perspectiva clara de acordo entre democratas e republicanos.
- A Casa Branca informou que a paralisação pode afetar a divulgação de dados de inflação no próximo mês. Além disso, o ambiente de risco inclui preocupações sobre crédito nos EUA, que dividem opiniões em Wall Street e alimentam temores de contágio mais amplos, com manchetes sobre divisão sobre crédito privado e preocupações sobre uma possível crise de crédito .
Leia mais
Para detalhes completos e atualizações, consulte: https://www.moneytimes.com.br/wall-street-27-10-25-lils/
Leituras relacionadas sobre movimentos de mercado e dólar: Ibovespa em recorde e impacto do dólar em queda .

O Pra Quem Investe é um portal dedicado a transformar informação financeira em conhecimento acessível. Aqui, você encontra notícias, análises, insights e conteúdos educativos criados para ajudar investidores — iniciantes ou experientes — a entender o mercado, tomar decisões mais seguras e construir um futuro financeiro sólido. Nosso objetivo é simplificar o mundo dos investimentos e mostrar, na prática, como uma boa gestão financeira pode mudar vidas.
Related posts:
- Tendências recentes de inflação e impacto em fundos de investimento
- Governo anuncia fim da isenção de Imposto de Renda para LCI, LCA e outros investimentos com nova Medida Provisória
- Vem aí a “bolsa” da renda fixa privada: Fintech acabou de ser aprovada pela CVM
- Banco do Brasil cancela cartão de Moraes por causa da Lei Magnitsky, diz jornal













